quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A incrível história da Monsanto e da difusão dos transgénicos pelo mundo

Perdi-o no Doclisboa mas está todo no youtube, em 10 assustadoras partes. The World According to Monsanto, documentário da jornalista Marie-Monique Robin, mostra como os OGM - Organismos Geneticamente Modificados - foram introduzidos na agricultura, na pecuária e na indústria alimentar em geral sem qualquer validação científica, sem regulação específica, apenas com base no "princípio da equivalência substancial" relativamente aos produtos biológicos convencionais.

Este enunciado político foi o subterfúgio legal que a administração norte-americana (no mandato de Clinton) usou para satisfazer as pretensões da empresa produtora desta biotecnologia, a Monsanto, também fabricante de químicos tóxicos que, décadas antes, estiveram na origem de uma contaminação ambiental responsável por 37 mortes e várias doenças hereditárias na comunidade de Anniston, Alabama.

Aqui se mostram os crimes sucessivos, os movimentos giratórios entre a Monsanto e o Governo, a pressão sobre as autoridades da saúde nos EUA, no Canadá e na Inglaterra, as perseguições aos investigadores independentes, a disseminação dos transgénicos (cujas sementes são patenteadas) na América do Norte, na América do Sul, na Ásia e na Austrália, o desespero dos pequenos agricultores e os focos de resistência a este monopólio da produção de alimentos à escala global.

Em Portugal o Conselho de Ministros autorizou o cultivo de milho transgénico em Abril de 2005, aprovando a regulamentação sobre a produção de 17 espécies permitidas pela Comissão Europeia. Em Agosto do ano passado existiam no país 163 explorações de milho transgénico, com um total de 4200 hectares. A área de cultivo de transgénicos quase quadruplicou entre 2006 e 2007. O Alentejo era então a região onde os agricultores mais tinham aderido a este tipo de cultura, contando com cerca de 2400 hectares de milho geneticamente modificado. No extremo oposto estava o Norte, com apenas 62 hectares. No Algarve, auto-proclamado "Zona Livre de Transgénicos", apenas uma exploração se dedicava a esta variante de milho, a Herdade da Lameira.

Como estaremos agora, pergunto-me. A saber.

Aqui fica a primeira parte do filme.

Sem comentários: